menu

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Portugal e Grécia são os mercados com maior prémio de risco

Segundo um research da Savills, as prime yiels de alguns dos mercados imobiliários europeus estão todas em queda. Os sinais recentes de recuperação económica, aliado às acções levadas a cabo pelo Banco Central Europeu, nomeadamente no corte das taxas de referência, tem levado a um aumento dos preços no imobiliário com consequência na descida das yields.

Entre o 1º trimestre de 2013 e igual período de 2014, Dublin foi o mercado que registou a maior queda anual, em 175 bp's, seguido de Madrid com 50 bp's de queda.

A zona de West End em Londres é a que regista a prime yield mais baixa com 3,25%, seguido de Paris (4%) e Munique (4,25%). Belgrado (9%), Atenas (8,75%) e Milão (6,25%) são as cidades com as yields mais elevadas.

A CBRE reporta uma prime yield para Portugal de 7%, com uma queda também acentuada de 125 bp's.

Fonte: Savills, CBRE

Procurando comparar as prime yields imobiliárias com as yields das OT's de 10 anos (fonte: Finantial Times, a 09 de Julho de 2014) concluímos que Atenas tem o maior spread (6,1%) no mercado europeu, logo seguido de Portugal (3,76%). Significa isto que o prémio para investir em imobiliário é maior na Grécia e em Portugal, reflectindo assim um maior risco de investimento nestes mercados. O mercado alemão é aquele que apresenta o spread mais reduzido na Europa, com um prémio de apenas 1,22%.


Bons negócios (imobiliários)!

--

Ver também:

Sem comentários: