menu

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Crédito Habitação mais caro em Portugal

O crédito à habitação está mais caro em Portugal. Segundo o INE, a taxa média dos novos contratos de crédito habitação situou-se nos 3,131% no passado mês de Setembro, uma subida de quase 2% face ao mês anterior.

No entanto, a taxa média implícita de todos os contratos desceu para 1,471% face aos 1,491% registados em Agosto. Se a taxa média desceu, então porque estão os contratos mais caros?

Fonte: INE

A recente descida da taxa directora do Banco Central Europeu (euribor) deveria contribuir para uma descida mais célere das taxas médias e, acima disso, para uma descida do custo dos novos contratos. No entanto, não é isso que estamos a observar. Na realidade, o spread médio de mercado (medido pelo diferencial das taxas médias e da euribor a 3 meses) tem vindo a aumentar desde Fevereiro, estando agora em 289 pontos percentuais (p.p.) para os novos contratos de crédito habitação.

Fonte: INE

Sendo o spread, a margem cobrada pelo Banco, significa que a Banca em Portugal está a cobrar mais caro para conceder crédito para compra de casa. É correcto dizer-se, então, que os créditos à habitação estão mais caros em Portugal, não estando muito longe do valor máximo registado em Agosto de 2012 de 320 pontos percentuais, quando a euribor a 3 meses registava o valor de 0,192% (em Junho de 2014 situava-se nos 0,241%).

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: