menu

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Habitação desvaloriza em Portugal

Segundo os dados hoje publicados pelo Eurostat, o sector da habitação em Portugal terá desvalorizado -0.4% durante o 3º trimestre de 2014, interrompendo assim uma subida em cadeia que durava já 4 trimestres consecutivos.

Depois de uma valorização acumulada de 5,7%, que durou 1 ano, a habitação em Portugal observa o 1º trimestre de desvalorização desde o 2º trimestre de 2013. É, no entanto, prematuro afirmar-se que o ritmo de valorização iniciado há já mais de 1 ano tenha terminado. Os próximos trimestres o ditarão.

Fonte: Eurostat

No entanto, tal queda não impediu o nosso País de apresentar uma valorização homóloga no 3º trimestre de 2014 de 4,9%, ou seja, os preços das casas em Portugal estavam no final do 3º trimestre de 2014 4,9% mais altos do que no 3º trimestre de 2013.

Quanto ao resto da Europa, destaques para a Irlanda que continua num forte ritmo de recuperação (6,2% de subida num trimestre, 15% de valorização homóloga), para o Reino Unido que mantém um já longo período de subida com 6 trimestres consecutivos de valorização e uma subida homóloga de uns impressionantes 11,7%, para a Letónia que acumula quase 18% de subida em 8 trimestres consecutivos, e para a nossa já conhecida Estónia.

Do lado das quedas, destaque para a Itália onde os preços não param de cair (8 trimestres consecutivos de queda, com uma desvalorização acumulada de -9.7%) e Eslovénia.

Fonte: Eurostat

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: