menu

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Habitação: mercado contrai menos crédito para comprar casa

Menos crédito para vender casas

Actualmente é necessário 3 vezes menos crédito para se conseguir vender o mesmo número de casas, quando comparado com há 6 anos atrás.

Com base nos dados disponibilizados pelo INE e Banco de Portugal, cruzamos o número de casas vendidas desde Janeiro de 2009, com os montantes mensais concedidos em crédito habitação a particulares.

Os dados mostram que no 1º trimestre de 2009, venderam-se 25.214 casas, valor muito similar ao registado no 1º trimestre de 2015 com 25.716 casas vendidas. A diferença nota-se no crédito concedido: há 6 anos atrás, o montante emprestado pela Banca para comprar casa foi de quase 2 mil milhões de euros, enquanto que o 1º trimestre de 2015 registou um valor de apenas 715 milhões de euros, ou seja, quase 3 vezes menos.

Conclui-se assim que no espaço de 6 anos, o mercado residencial vende hoje o mesmo com recurso a menos crédito habitação:

Há exactamente 6 anos atrás, por cada 100.000 de crédito habitação concedido pela Banca em Portugal, vendiam-se 1,32 casas; hoje vendem-se 3,6 casas. O mercado está muito menos alavancado, facto que em muito deve ter contribuído a entrada de investimento estrangeiro que compra sem recurso a crédito.

Mais crédito, mais casas vendidas

Outro dado que analisamos relaciona-se com a variação trimestral das 2 variáveis, procurando compreender a relação entre ambas. Com excepção de um período de cerca de 4 trimestres, ao longo de 2011, a variação trimestral nas casas vendidas e no crédito concedido apresenta comportamentos similares.

De facto, a correlação estatística das variáveis no período de 2009 a 2015 (1º trimestre) devolve o valor de 0,77, ou seja, existe uma correlação positiva e forte entre o número de casas vendidas e o crédito habitação concedido:
Bons negócios (imobiliários)!

--

Por Gonçalo Nascimento Rodrigues
Out of the Box
Main Thinker
OTBX, Consultoria em Finanças Imobiliárias, Lda.
Managing Director

Sem comentários: