menu

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Preço das casas deveria cair

Quase 80% dos europeus dizem que é cada vez mais difícil comprar uma primeira casa. Um estudo realizado pela ING, envolvendo 15 países na Europa e inquirindo mais de 15.000 pessoas, mostra que 4 em cada 5 europeus sentem ser muito difícil comprar uma primeira casa própria.

Este sentimento tem muito a ver com a subida dos preços no imobiliário e as expectativas geradas para os próximos meses. Mais de 56% dos inquiridos acredita numa subida dos preços. Em Espanha, Turquia, Luxemburgo, Holanda, a expectativa de subida é ainda mais forte.

Perante este cenário - subida de preços e dificuldade na compra - 72% dos inquiridos acredita ser bom para todos que se registasse uma descida dos preços na habitação. Curiosamente, olhando apenas para os actuais proprietários, 2/3 dos mesmos são da mesma opinião.


Existe igualmente um sentimento de grande dificuldade em fazer face ao pagamento de uma hipoteca ou de uma renda. O custo de viver numa habitação é elevado. Cerca de 1/4 dos inquiridos refere ser difícil ou mesmo muito difícil pagar a prestação ao banco ou a renda. Na Roménia, Turquia, Espanha, Polónia e Itália, esse valor sobe acima dos 40%. Na Holanda, apenas 4% dos inquiridos refere ser difícil pagar a sua prestação bancária.

Podemos estar, assim, perante uma nova geração que olhará para a habitação de uma forma diferente. Com dificuldade em comprar ou mesmo arrendar uma casa, os chamados "first-time-buyers" tenderão a 1) comprar ou arrendar mais tarde e 2) olhar para a habitação como um investimento. Aliás, 52% dos inquiridos entre os 25% e 34% vêem uma casa exactamente dessa forma: um investimento.

Bons negócios (imobiliários)!

--

Sem comentários: