menu

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quantos portugueses têm 2ª habitação?

De acordo com um estudo realizado pela Remax Europa, 17% dos Portugueses são proprietários de uma 2ª habitação, valor em linha com a média europeia, já que 1 em cada 6 cidadãos europeus é proprietário de uma 2ª habitação.

Mas aquilo que é verdadeiramente surpreendente, é que existe uma percentagem muito superior de proprietários de 2ª habitações em países onde o rendimento médio é inferior.

A imagem acima mostra que é na Grécia onde se verifica a existência de um maior número de proprietários de 2ª habitação (em % da população local), sendo a Grécia o 4º país desta amostra com o menor rendimento mensal disponível. Polónia, Eslováquia, República Checa e Portugal seguem-lhe o exemplo.

Fazendo fé nas conclusões deste estudo, a compra de 2ª habitação não será tanto uma função do rendimento disponível. Provavelmente, questões como o clima - Grécia, Espanha e Portugal são todas elas localizações típicas de praia e sol - ou mesmo mais culturais poderão justificar a propriedade de uma 2ª casa. Outra questão que igualmente poderá influenciar a decisão de investimento de uma 2ª habitação passará pelos pesados custos em ser proprietário, algo que com certeza pesará na decisão nos cidadãos residentes nos países do Norte da Europa.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: