menu

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Europa e América lideram subida de preços na habitação

Segundo dados recentemente publicados pela Global Property Guide, os preços na habitação no 1º trimestre de 2016 mantiveram o seu ritmo de subida, um pouco por todo o Mundo, liderados pela Europa e Estados Unidos da América. Por outro lado, Ásia, Médio Oriente e Nova Zelândia apresentam quedas de preços.

Observando os dados publicados, regista-se que os preços, ajustados pela inflação. subiram em 31 dos 45 mercados analisados. Em termos nominais, a conclusão é similar com uma subida em 32 países.

A Europa lidera. De facto, do top 10 constam 6 países europeus, e dos 22 analisados, 18 registaram subida de preços.

Turquia, China, Suécia, Roménia e Qatar, são os países que lideram o ranking das subidas, ao passo que Russia, Mongólia, Porto Rico, Hong-Kong, Egipto e Emirados Árabes Unidos estão na cauda do pelotão.

A cidade de Istambul registou uma valorização homóloga de 19,05%, mantendo ainda uma subida em cadeia no 1º trimestre de 2016 de praticamente 5%. Shanghai regista igualmente uma valorização assinalável de quase 17% em termos homólogos e uma subida em cadeia superior a 6%.

Irlanda, por seu turno, observa uma subida nos preços, em termos homólogos, de quase 8% mas uma queda em cadeia no 1º trimestre de 2016 de -0,12%.

Roménia, em 3º lugar no ranking global, é também o mercado que mais valorizou em cadeia, 7,5%.

Do lado das quedas, de assinalar o Egipto, com uma quebra de preços, em termos homólogos, de -9,5% mas uma valorização assinalável de 12,21% em cadeia. É, aliás, o mercado que mais valorizou no 1º trimestre deste ano.

A Russia mantém-se na cauda do pelotão, com uma queda homóloga de -9,65% mas o mercado que mais caiu foi o da Mongólia (-14,28%). Olhando as variações em cadeia, conclui-se que foi Hong-Kong que mais desvalorizou no 1º trimestre de 2016.

Por fim, nota para Portugal, com uma subida homóloga de 3,18% apesar de uma ligeira queda no 1º trimestre de -0,56%, ocupando um lugar a meio da tabela.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: