menu

terça-feira, 15 de novembro de 2016

A harmonização do conceito de área no mercado imobiliário

Como é referido no site www.ipmsc.org, «The International Property Measurement Standards Coalition (IPMSC) is a group of 70 professional and not-for-profit organisations from around the world, working together to develop and implement international standards for measuring property».

O objetivo do IPMSC é «produzir regras internacionais que permitam medir diferentes classes de edifícios de uma forma transparente. As IPMS irão promover a eficiência do mercado através de uma maior confiança entre investidores e ocupantes, fornecendo consistentes medições de propriedade para operações imobiliárias e avaliações».

As IPMS pretendem criar um padrão internacional baseado em regras que definem como medir os ativos imobiliários. Isto significa que uma classe de propriedades é medida de forma consistente, isto é coerente, em todo o mundo. O IPMS não define as unidades em que as medições devem ser efetuadas (por exemplo pés ou metros), mas sim o que deve ou não ser considerado na medição da área de um imóvel. Deste modo, qualquer que seja a localização do imóvel, isto é, em qualquer parte do mundo, os edifícios serão medidos todos de igual forma, todos com as mesmas regras.

Neste momento a prioridade é desenvolver regras de mediação para quatro classes de imóveis: Office Buildings; Residential Properties; Industrial Buildings; Retail Buildings.

O IPMSC reconhece que existem outras classes de imóveis que também podem beneficiar de regras de medição, por exemplo escolas, hospitais, hotéis, residência para estudantes. O IPMSC espera desenvolver regras de medição (IPMS) também para estes tipos de propriedades.

Estão já publicadas as IPMS para Escritórios (novembro de 2014) e para edifícios Residenciais (setembro de 2016). Estes documentos podem ser gratuitamente obtidos a partir do site www.ipmsc.org.

Os participantes no Mercado Imobiliário têm muito a ganhar se os Profissionais da área medirem os imóveis com as mesmas regras, de uma forma transparente. 

Lembra-se a discrepância de critérios que se verifica na informação prestada ao Mercado. Alguns operadores informam “Área Total” como sendo a soma da “Área de Construção” com a “Área Descoberta” (por exemplo um jardim de uma moradia ou o logradouro de um armazém), outros adicionam a área das varandas à “Área Bruta Privativa” e informam como a área do imóvel.

Esta divergência de critérios provoca o enviesamento de informação que é transmitida ao Mercado e a todos os seus participantes - compradores, arrendatários, investidores, proprietários, avaliadores, mediadores, analistas, seguradoras, instituições de crédito, etc. Estes participantes do mercado podem ser levados a tomar decisões erradas, uma vez que a base de informação não é coerente, neste caso, a medição de área.

--

Francisco Espregueira, MRICS
Perito Avaliador de Imóveis
francisco.espregueira@sapo.pt

Sem comentários: