menu

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Investimento hoteleiro dispara em Espanha

De acordo com dados publicados pela CBRE, o investimento em hotéis na vizinha Espanha disparou 162% no 3º trimestre de 2016. Durante o corrente ano, foram já aplicados mais de mil milhões de euros em hotelaria.

Itália, Irlanda e o Benelux também registaram consideráveis subidas, todas elas acima dos 100% mas com volumes de investimento um pouco mais contidos.

No entanto, o total do Continente Europeu regista uma quebra nos montantes investidos, na ordem dos 34%, tendo sido aplicados mais de 10 mil milhões de euros em 2016. 


Alemanha, Reino Unido e França têm registado quebras assinaláveis nos volumes de investimento ao longo de 2016, isto apesar dos elevados montantes investidos. Só a Alemanha concentra quase 30% dos montantes alocados durante o corrente ano.

Mercado mostra preocupação

Também a Deloitte aponta para um certo arrefecimento do mercado. Um inquérito recentemente realizado pela referida consultora a um conjunto de experts e actores do sector hoteleiro europeu, mostra que cerca de 60% dos inquiridos vê como principal tema dos próximos meses a venda de hotéis e a consolidação do sector. O mercado aproxima-se do ponto mais alto do seu ciclo de crescimento e os decisores olham para a possibilidade de venda e realização de mais-valias.

Brexit não assusta

O tema do Brexit não demonstra grande preocupação junto do sector hoteleiro europeu. Pelo contrário, o principal tema do mercado é a segurança. No inquérito realizado, mais de metade dos inquiridos aponta este tema como sendo o principal a ter em conta durante o ano de 2017. Outros temas importantes passam pelo crescimento económico da Zona Euro e o processo deflacionário em curso. De facto, apenas um quarto dos inquiridos demonstrou preocupação com o Brexit. 

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: