menu

terça-feira, 29 de novembro de 2016

O arrendamento e a galinha dos ovos de ouro

Na qualidade de senhorio e também de inquilino que sou, é interessante poder analisar o arrendamento como uma espécie de galinha de ovos de ouro, claro, sempre na vertente de investidor, neste caso de senhorio. Esta história tem origem na sabedoria popular, cheia de metáforas, mas com excelente sentido de valor. Vejamos:

Era uma vez um agricultor que caiu em desgraça, e a única coisa que lhe restava era uma galinha, pensou rapidamente em comê-la e saciar a sua fome que já era muita. Tal como este agricultor que pensou primeiro a curto prazo, existem muitas pessoas que herdam casas, ou possuem imóveis, e uma das primeiras coisas que lhes passa pela cabeça é vender, mesmo que não necessitem de liquidez, ou seja, de dinheiro rápido no momento presente.

Continuando com a alegoria à nossa história, e porque havia que saciar rapidamente a fome, o agricultor preparava-se então para matar a galinha, mas a mesma como que por magia começa a falar e pede-lhe:

- Por favor não me mate, pois se não o fizer garanto-lhe um ovo de ouro por dia!

Tem que ter em mente que os imóveis são na realidade pouco líquidos, pois por muito rápido que seja vender, irá por norma demorar algum tempo antes de se transformarem realmente em dinheiro. Antes de pensar logo em realizar dinheiro rápido com o imóvel, pense no que vai fazer depois, vai investir o dinheiro onde? Noutro imóvel? Para quê? Com que objetivo? Será que o imóvel que está prestes a vender, não poderá gerar um rendimento interessante, possivelmente e atualmente melhor do que qualquer investimento financeiro?

O nosso agricultor ficou espantado, e resolveu acreditar na galinha. No dia seguinte ela deu-lhe o primeiro ovo de ouro, e nos dias seguintes, a galinha continuava a pôr ovos de forma consistente e sem falhar.

Se partir para uma opção de rentabilidade, após uma boa escolha do inquilino, e tendo um bom equilibro entre o valor da renda e o valor do imóvel, o arrendamento poderá ser uma boa opção para quem queira realmente investir no médio e longo prazo em imobiliário, no entanto, não será uma autêntica galinha dos ovos de ouro, embora alguns imóveis se possam aproximar bastante deste conceito. Infelizmente o conceito de longo prazo não é atrativo quando a visão curta ou a necessidade imediata influenciam as decisões. E foi isso que aconteceu com o nosso agricultor que não soube esperar, e deixou a ganância falar mais alto pensando que se matasse a galinha, encontraria na barriga da mesma todos os ovos de ouro que necessitaria para poder usufruir da sua grande riqueza.

Como disse, o arrendamento é um investimento a médio e longo prazo, logo, será necessário esperar antes de repensar o investimento (vender), pois por vezes, pode-se vender, mas dificilmente se pode ter a garantia de que no momento em que está a vender, conseguirá fazer um investimento idêntico ou superior. O agricultor matou a galinha e, surpresa das surpresas, não havia nenhum ovo de ouro, apenas se pôde contentar com uma boa refeição mas que terminaria em pouco tempo.

Por vezes poderá ser mais interessante a aposta num investimento a médio longo prazo, com um rendimento aparentemente mais baixo, mas com um risco controlado. Mas para que tudo corra bem existe um fator crítico de sucesso: a escolha do inquilino, este sim é possivelmente a verdadeira garantia de que podemos estar perante um eventual ovo de ouro! 

--

Por Massimo Forte
Consultor Independente

Sem comentários: