menu

quarta-feira, 15 de março de 2017

Mercado Imobiliário Espanha - Janeiro


Janeiro foi outro mês activo no mercado imobiliário espanhol. A maioria dos principais players do mercado e analistas publicaram resultados e estatísticas referentes a 2016. Vários negócios de médio porte foram também fechados. A apetência para o mercado espanhol por parte de investidores nacionais e internacionais parece continuar bem em 2017.

Resultados para 2016

De acordo com a JLL, o investimento total em activos imobiliários do sector terciário ascendeu a 8.757 milhões de euros em 2016, o segundo maior valor de sempre (em comparação com 9.400 milhões de euros em 2015). Os activos comerciais (principalmente centros comerciais e ruas) representaram a maior parte das despesas (2.977 milhões de euros), seguidos dos escritórios (2.806 milhões de euros) e dos hotéis (2.155 milhões de euros).

No sector residencial, os preços das casas subiram cerca de 5% em 2016, de acordo com Tinsa. Os maiores aumentos foram registrados nas províncias de Barcelona (8,4%), Palencia (7,8%), Guipúzcoa (7,4%), Málaga (6,6%), Madri e Almería (5,2%). Huelva (-6,9%), Lérida (-6,5%), Orense, León, Múrcia e Valladolid (todos tiveram quedas inferiores a 4% ). Em termos de número de casas vendidas, os números finais para 2016 só foram publicados em Fevereiro de 2016. As rendas subiram 15,9% em Espanha durante 2016, de acordo com Idealista, impulsionado por mercados em expansão na Catalunha, Madrid e nas Ilhas Baleares.

Transacções em Janeiro

Durante o primeiro mês de 2017, a Merlin adquiriu a Torre Agbar em Barcelona por € 142M; o Barclays vendeu a sede da Coldo para a CBRE GI por 50 milhões de euros; Axiare comprou o prédio do PSA em Las Tablas (Madrid) por 41,5 milhões de euros; e a Telefónica vendeu um prédio em Madrid para Princeton por 25 milhões de euros. No sector residencial, o fundo suíço Catella comprou 2 blocos residenciais em Pinto (Madrid) e a HIG Capital adquiriu o complexo de apartamentos Valle Romano de 430 unidades em Estepona (Málaga), onde completou o seu sétimo investimento na Espanha nos últimos três anos.


Portfolios 

Os bancos continuaram a trabalhar para limpar os seus balanços durante o mês. A maioria das instituições financeiras estava preocupada com vários portfólios que se espera que venham ao mercado no final do primeiro trimestre / início do segundo trimestre.

Vários bancos lançaram campanhas para vender activos residenciais a compradores individuais a preços com desconto. BBVA colocou 2.900 casas à venda com descontos até 50%, enquanto que a Ibercaja colocou quase 1.000 imóveis no mercado com descontos de cerca de 10%, através do portal imobiliário Casaktua. Além disso, o Popular anunciou que pretende abrir 40 agências, que se concentrarão na administração (venda) dos activos imobiliários do banco.

Mercado Residencial

Värde, Neinor, Dospuntos e Aedas fizeram anúncios durante Janeiro sobre os seus planos para começar a construir brevemente novas casas. Värde comprometeu-se a iniciar a construção de cerca de 900 casas durante o primeiro trimestre; Neinor planeia a construção de uma torre residencial de 20 andares, junto ao Rio Manzanares; e Aedas relatou que tem a capacidade de construir 12.000 casas. Além disso, a Testa aprovou o recebimento de 3.300 casas, no valor total de 665 milhões de euros, provenientes dos bancos (Santander, BBVA e Popular), num movimento que duplicará o número de activos no portfólio da empresa de arrendamento residencial. Os analistas preveem um forte ano pela frente para o mercado residencial, impulsionado, em particular, pelo mercado de compra e arrendamento e pelo aumento da procura de imóveis para arrendamento.

Hotéis

O segmento hoteleiro deverá também desfrutar de um ano positivo, prevendo-se alcançar o maior número de visitantes. Durante o mês de janeiro, a Meliá que pretende abrir 23 novos hotéis (ao redor do mundo) durante 2017; B & B Hotels anunciou que pretende dobrar em tamanho até 2019 e aumentar a sua carteira de hotéis em Espanha, de seu nível actual de 20 para 40 até o final da década; E Palladium afirmou que investirá € 450M em novas aberturas e renovar o seu portfólio existente nos próximos anos. Barceló comprou Crestline Hotels & Resorts e Baraka revelou que se unirá ao Riu para operar o novo mega-hotel no Edificio España.

Um ano à frente

Prevê-se um cenário positivo para o ano 2017, desde que a incerteza política em todo o mundo não seja nociva ao sentimento positivo em Espanha. A CBRE prevê que os preços das casas crescerão entre 3% e 6% em 2017 e a S & P espera que os bancos vendam 35.000 milhões de euros em activos tóxicos em 2017.


Sem comentários: