menu

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Estrangeiros dominam investimento em Espanha

Segundo um research recente da DTZ, os investidores estrangeiros voltaram ao mercado imobiliário espanhol. Depois de alguma retração na tomada de imóveis, entre 2010 e 2012, desde 2013 que os estrangeiros voltaram às compras no País vizinho. No 1º trimestre de 2014, 68% do investimento total neste País foi realizado por estrangeiros. Estes investidores estão a ser críticos para a recuperação do investimento em commercial real estate em Espanha.


Apenas 48% das vendas realizadas no 1º trimestre de 2014 foram de vendedores domésticos, ao contrário dos 87% observados em 2013. Esta forte descida da actividade vendedora doméstica deve-se, fundamentalmente, à dimensão de algumas transacções realizadas por estrangeiros. Na realidade, em número de transacções, 61% são de vendedores domésticos.

Os investidores britânicos e internacionais são os mais activos no mercado. De realçar alguma actividade igualmente de investidores norte-americanos. Os investidores de origem Francesa, depois de alguma actividade em 2012, para já mantêm-se afastados.


O sector de retail dominou o mercado com 56% do total investido, bem acima do sector de escritórios, tradicionalmente aquele que maiores volumes de investimento costuma tomar. Na realidade, o investimento em escritórios tem vindo a perder importância desde 2008, com os investidores a preferirem outros sectores, nomeadamente retail e mixed-use:


O 1º trimestre do corrente ano fechou com um total investido de € 927 Milhões, uma subida de 217% face a igual período de 2013. No entanto, o valor investido representa uma queda de -45% face ao 4º trimestre de 2013.

Bons negócios (imobiliários)!

Sem comentários: