menu

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

A sua casa não vende? Entenda porquê

It's a sellers market! A conjuntura actual do mercado, com pouca oferta, elevada procura, pressão em alta no preço é propícia a boas vendas. Mas mesmo numa conjuntura como a actual, em que parece, por vezes, que tudo se vende, há sempre aquelas casas que ficam muito tempo no mercado e não encontram comprador.

Este é o seu caso? Veja então o que pode mudar para tornar a sua casa mais vendável.

1) Preço muito elevado

Provavelmente a casa estará à venda por um preço fora de mercado. Pense se a sua casa não estará cara demais. Procure entender a concorrência e analisar os preços pelos quais casas similares à sua, na mesma zona, têm sido realmente vendidas. Muitas vezes tende-se a comparar com preços pedidos e não com preços de venda. Em certos casos, a diferença pode ser significativa.

2) Má comunicação

Confira se o seu imóvel está a ser devidamente comunicado: boas e apelativas fotografias são importantes! Lembre-se que a maior parte dos potenciais compradores tem o seu primeiro contacto com um imóvel através da internet. Logo, esse primeiro contacto é muito importante.

Adicionalmente, a descrição do imóvel deve estar clara para quem lê online e se possa sentir mais motivado a agendar uma visita.


3) Elevada ligação sentimental

Muitas vezes, colocamos a nossa casa à venda sem, de facto, a querermos vender. Criamos uma ligação afectiva e sentimental ao imóvel que quase nos impede de o vender. Deve libertar-se disso. Isso implica, por exemplo, não estar presente nas visitas se a casa estiver a ser vendida por um agente imobiliário. Deixe-o à vontade para conduzir todas as visitas sem a sua presença. Retira-se alguma componente emocional que, no caso, pode dificultar a venda.

4) Escolha errada do agente

Um agente imobiliário é um elemento cada vez mais importante em todo o processo de venda de um imóvel. Um bom agente pode significar uma venda bem sucedida, mas um mau agente pode representar um mau posicionamento e comunicação do imóvel. Antes de mais, procure entender qual a verdadeira motivação do agente: angariar ou vender? Alguns agentes imobiliários procuram determinadas angariações por serem importantes para o seu portfolio, aceitando a venda a qualquer preço. Um agente que realmente queira vender a sua casa, vai procurar explicar-lhe o porquê do imóvel dever ser vendido a um preço eventualmente inferior às suas expectativas, procurando fazer uma "angariação a preço". Ninguém, nem proprietário, nem agente, quererá ter um imóvel demasiado tempo no mercado.

5) A sua casa está muito personalizada

Provavelmente poderá ter "exagerado" na personalização da sua casa, com muitos elementos pessoais ou uma decoração muito personalizada. Se pretende vender a sua casa, evite um excesso de elementos identificadores de si e da sua família pois um excesso fará com que o potencial comprador tenha mais dificuldades em se imaginar a si próprio na sua casa.

6) A sua casa necessita de muitas obras

Algumas vezes, pode tornar-se preferível fazer primeiro algumas obras antes de colocar uma casa à venda. Muitas obras de modernização e reabilitação de uma casa podem afastar um leque alargado de potenciais compradores, direccionado mais o imóvel para um mercado de investimento, levando a que se tenha de vender a casa a um preço mais baixo. Pequenas melhorias antes de colocar a casa no mercado podem ser benéficas.

7) Uma questão de decoração

A compra de uma casa é algo muito emocional e muitos compradores têm muita dificuldade em visualizar o potencial de um imóvel. Por isso, se tiver uma casa com uma decoração muito vincada, ou desarrumada, ou pouco limpa, ou mesmo com muitos móveis e muitos elementos decorativos, tudo isso pode dificultar a venda. Procure simplificar. No limite, recorra a um serviço de home staging que o ajudará na decoração da sua casa, preparando-a para a venda.

Bons negócios (imobiliários)!

1 comentário:

Pedro Lo disse...

Concordo em absoluto, está claro e simples.