menu

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O imobiliário em Portugal está subvalorizado

Segundo um documento recente do FMI, o IMF Global House Price Index voltou a subir no 2º trimestre do corrente ano. Os preços das casas subiram em 32 dos 51 Países que compõem este índice, estando já ao nível dos valores verificados em 2006 e apenas 8% abaixo dos máximos registados em 2007, antes de rebentar a crise do subprime.

Este índice considera que Portugal está entre os Países com o imobiliário mais subvalorizado. Segundo uma métrica que compara o preço das casas com as rendas cobradas (house to price ratio), o mercado residencial Português encontra-se ainda subvalorizado, possivelmente dadas as quedas recentes de preços. Face à média histórica deste índice, o mercado nacional apresenta um desvio negativo:


Também o Numbeo considera Portugal (neste caso, Lisboa), um dos mercados residenciais mais subvalorizados do Mundo:


De facto, e ainda de acordo com a publicação, o mercado nacional caiu cerca de 5% entre o 2º trimestre de 2012 e o 2º trimestre de 2013.


Entre os países mais sobrevalorizados, encontram-se o Canadá, Nova Zelândia, Noruega, Bélgica e Austrália. Já no lado oposto, os mercados mais subvalorizados são o Japão (que leva uns bons 20 anos consecutivos a desvalorizar), a Grécia, a Alemanha e Portugal. De realçar 2 aspectos:

  • O facto do mercado alemão estar a valorizar há já algum tempo, não o torna num mercado sobrevalorizado, bem pelo contrário, afastando assim quaisquer receios de formação de uma bolha imobiliária;
  • E nem o facto do mercado imobiliário japonês ser considerado como o mercado mais subvalorizado do Mundo signifique que venha a subir de imediato. Aliás, é só observar que tem caído desde há 20 anos consecutivos.

Ou seja, valorizações sustentadas não implicam uma sobrevalorização (com possibilidade de queda nos preços a curto prazo), e desvalorizações sustentadas não implicam uma recuperação imediata. Costuma dizer-se que "para bom entendedor, meia palavra basta".

Bons negócios (imobiliários)!

4 comentários:

Pedro Pereira Nunes disse...

Nem mais.
Os mediadores imobiliários que trabalham o sector residencial deviam ler este blog.
Não sei se sou "bom entendedor", mas eu interpreto o que o Gonçalo diz como: Portugal seguirá o caminho do Japão durante alguns anos... infelizmente...

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Pedro,

Temo que sim. Sem querer ser o arauto da desgraça, acho que será esse o nosso caminho: risco de deflação, crescimentos próximos de 0, lenta desalavancagem do sistema, tudo com forte influência no imobiliário.

Ricardo Sousa disse...

Uma coisa é certa, atualmente temos que ser bastante prudentes nas análises das estatísticas e indicadores para não nos precipitarmos nas conclusões. De facto é difícil antecipar tendências. Todos nós profissionais que trabalhamos no imobiliário temos que estar bastante atentos para nos ajustarmos rapidamente à realidade do mercado.

Gonçalo Nascimento Rodrigues disse...

Ricardo,

É difícil antecipar tendências, é difícil afirmar que o mercado vai subir ou descer. É difícil dizer que o momento é bom ou mau.

São tempos difíceis...